O que é o Cordão Umbilical
O cordão umbilical é uma estrutura incrivelmente importante que desempenha um papel vital no desenvolvimento fetal. É essencial para fornecer ao feto os nutrientes e o oxigênio necessários para o seu crescimento saudável durante a gestação. Com os cuidados apropriados durante a gravidez e após o nascimento, o cordão umbilical contribui para o bem-estar do bebê.
Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!O cordão umbilical se forma no início da gravidez. Ele é composto por dois tipos de vasos sanguíneos: uma veia umbilical e duas artérias umbilicais. A veia umbilical fornece ao feto o oxigênio e os nutrientes essenciais necessários para o seu crescimento e desenvolvimento. As artérias umbilicais transportam os resíduos do feto de volta para a placenta, onde esses resíduos são eliminados pelo corpo da mãe.
Desenvolvimento e Funcionamento do Cordão Umbilical
Durante a gravidez, o cordão umbilical se desenvolve junto com o crescimento do feto. Ele se encaixa perfeitamente garantindo um fluxo contínuo de nutrientes e oxigênio para o bebê. À medida que o bebê se desenvolve, o cordão umbilical também se alonga. Isso permite que o bebê se mova dentro do útero e tenha espaço para crescer sem interferir no suprimento.
Nos ultrassons da gravidez temos um acompanhamento cuidadoso do cordão umbilical para garantir que ele esteja funcionando corretamente. Eventuais problemas, como torção, compressão do cordão ou diminuição do fluxo podem ser detectados
O cordão umbilical é essencial apenas durante a gestação. Após o nascimento do bebê, o cordão é cortado, deixando um pequeno pedaço que eventualmente seca e cai nos primeiros dias a semanas após o nascimento.
Cuidados com o Cordão Umbilical
Após o nascimento, o cordão umbilical é cuidadosamente cortado. Os pais devem sempre higienizar o coto com soro ou alcool vária vezes ao dia, mais ou menos a cada troca de fralda, isso evita possíveis infecções locais.
O mais comum é o cordão umbilical secar e cair até 14 dias de vida. Entre 14 e 30 dias de vida já não é tão comum. Após os 30 dias sem cair dizemos que houve um atraso na queda do cordão umbilical.
Um atraso na queda do cordão não significa doença, mas sim um sinal de algumas doenças como por exemplo defeitos da imunidade, mas nada confirmado! No caso do atraso da queda do cordão procure um Pediatra!
Você merece um Pediatra que te ajude até mesmo com o cordão umbilical do seu bebê!
Eu sou o Dr. Felipe, Pediatra em Cariacica e Guarapari, atendo consultas particulares. Sem atrasos e sem perder a tarde toda por uma consulta. Atendimento humanizado e uma consulta completa de 1 hora para tirar todas as suas dúvidas!
Inclusive também faço consultas online
Se interessou? Entre em contato com minha secretária no link abaixo para marcar a consulta do seu pequeno!